domingo, 29 de julho de 2012

Scanner Clock

Eis um relógio fora do comum, encontrei num site da Internet e achei engraçado. Na versão original, não gostei da estética, do ruído gerado pelo motor nem dos botões de acerto, em que é necessário parar o motor para alterar as horas.
Depois de algum estudo e compreensão do seu funcionamento, decidi-me criar um novo.
Arranjei um motor de um ventilador de um PC e cortei-lhe as pás, que deixou de ser essa a sua função, sendo bastante silencioso em funcionamento. A comunicação entre o teclado e a placa principal é feita através de três emissores e receptores de infra-vermelhos recuperados de um rato de PC comum. Assim além de se poder acertar as horas, também consegue fazer o sincronismo de posição para começar a fazer o varrimento das luzes.
Uma nova função é a de poder ser desligado da alimentação por um período máximo de 8 horas sem perder as informações horárias, essa propriedade deve-se a um circuito integrado de baixo consumo anexado na placa, que é alimentado por um condensador especial (Farad), sendo carregado imediatamente assim que se liga a alimentação.
Tive de escrever o código do programa desde o início, porque além de ter um microprocessador diferente também tinha outras funções.








Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.