domingo, 29 de julho de 2012

Adaptação de transformador 3.0, 4.5, 5.0, 6.0, 7.5, 9.0, 12.0 V 600mA


Embora os transformadores que se vendem no mercado, digam qual é a sua tensão de saída, isso nunca é verdade, o valor é sempre superior ao indicado, pois supõe-se que quando ligados a um aparelho a sua tensão baixe para perto do valor indicado, o que é capaz de andar perto com alguma sorte. Isto acontece porque a maior parte dos aparelhos que se vendem, suportam uma tolerância ainda grande quando alimentados do exterior, mais ainda se forem a pilhas. Mas nem todos se comportam assim, se tiver uma máquina fotográfica digital ou um aparelho de grande sensibilidade a alterações de tensão, ele apenas recusa-se a funcionar ou a fazer um zumbido em caso de ser um aparelho de áudio.
Nesta perspectiva, resolvi adaptar um transformador que tinha em casa, conseguindo que mantivesse a tenção independentemente da carga a que estava sujeito.
O circuito foi criado de raiz, limitado pelo pouco espaço que tinha dentro deste transformador, conseguindo um óptimo funcionamento a qualquer situação, dentro da gama de tensões  escolhidas.

Especificações do original:
Tensões – 3, 4.5, 6, 7.5, 9, 12
Corrente – 1000mA

Especificações depois da adaptação:
Tensões – 3, 5, 6, 7.5, 9, 12
Corrente – 600mA
 



Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.